Guia de sobrevivência: Dicas essenciais para viajar de trem na França

Em nono lugar, a rede ferroviária francesa está entre as dez mais extensas de todo o mundo.

Mais prático do que uma viagem de avião e bem mais rápido do que o ônibus, o trem é o transporte preferido dos franceses, principalmente os trens-bala, os famosos TGV (train de grande vitesse, “trem de alta velocidade” em francês), que literalmente atravessam o país inteiro. De Paris você pode ir para Bordeaux em pouco mais de duas horas, para a Bretanha uma hora e meia e para Nice em cinco horas e meia. No meio do caminho é claro que você tem paisagens maravilhosas para ficar olhando pela janela.

LEIA TAMBÉM: Onde ir na França: quais destinos mais combinam com seu signo?

Quem vê pensa: “Parece ótimo, por que eu preciso de um guia de sobrevivência para isso?”.  Simples: para ter passagens mais baratas, para não passar perrengue de perder o trem mesmo chegando no horário, para não pagar multa e para viajar confortavelmente.

Viajar de trem na França

Pin this image on Pinterest

VEJA AQUI: 8 DICAS PARA VIAJAR DE TREM NA FRANÇA

1. Economize comprando passagens pela OuiGo ou os Prems da SNCF, mas conheça as desvantagens

Viajar de trem na França: Sim, existem passagens de trem low-cost, a OuiGo – que pertence ao grupo da SNCF, vende passagens de trem e de ônibus à baixo custo. Geralmente esses trens são antigos e não são de alta-velocidade. Além disso você tem um limite de tamanho de mala, diferente dos TGVs da SNCF. Assim como as companhias aéreas low-cost EasyJet e RyanAir, você só tem direito a uma mala de cabine e uma bolsa. Se a sua mala for maior que o estipulado, você paga uma multa de €20 na hora do embarque. Mas se você faz o aviso no momento da compra, você paga apenas €5.

Os Prems da SNCF são uma alternativa melhor. Trata-se de megapromoções para viajar de trem-bala e sem limites de volume da bagagem. Essas promoções você encontra nas newsletters da SNCF ou procurando passagens no site da empresa. Mas tenha muita certeza na hora de comprar essas passagens promocionais já que as mesmas não podem ser canceladas, nem reembolsadas como as passagens de preço normal.

2. Imprima os seus bilhetes de trem ou tenha ele salvo na sua wallet do iPhone

Em uma viagem de trem, você tem três opções: 1) você tira o bilhete na máquina e faz a compostagem antes de embarcar, 2) você compra a passagem online e imprime o PDF, 3) você compra online, abre a passagem no aplicativo da SNCF e salva no wallet do seu iPhone. Não importa o que você escolha fazer, o importante é ter o bilhete em mãos junto com uma carteira de identidade, caso contrário você pode pagar uma multa enorme em uma eventual fiscalização durante a viagem, ou mesmo antes de embarcar.

3. Chegue 20 minutos antes do horário previsto de partida

Viajar de trem na França: Os trens fecham as portas de 5 a 2 minutos antes da partida. Para não entrar em desespero, chegue com pelo menos 20 minutos de antecedência. Nesse meio tempo você pode verificar o número/letra da sua plataforma, ir tranquilamente até o seu vagão – que pode estar lá no fundo e comprar algumas revistas na Relay.

4. Fique de olho na sua mala

Já ouvi histórias de algumas pessoas que tiveram a mala roubada em alguma parada. Se a sua bagagem cabe no compartimento em cima da sua cabeça, melhor. Se não, procure o espaço reservado para bagagem mais próximo do seu assento e fique de olho. Alguns assentos tem um espaço na parte debaixo reservado para bagagem, verifique se o seu não é um deles.

5. Leve livros, revistas e séries

Viajar de trem na França: A viagem pode ser um pouco longa. E a má notícia é que os trens ainda não são equipados com Wi-Fi. Então baixe algumas séries e filmes, compre algumas revistas e leve o seu computador para editar algumas fotos durante a viagem. Quando você cansar de tudo isso você pode ficar olhando a paisagem pela janela 😉

6. Não esqueça a sua echarpe

Viajar de trem na França: Vai chegar uma hora que você vai querer dar aquela cochilada. O trem costuma ficar um pouco gelado durante a viagem, então leve uma echarpe para se cobrir ou usar como apoio de cabeça. Se você é daqueles que não consegue dormir com muita luz, saiba que a janela do trem tem uma cortina horizontal que diminui a passagem de luz.

7. Compre suas snacks no mercado

Viajar de trem na França: A comida já é cara nas estações, no bar do trem é ainda pior. Por isso a melhor alternativa é parar em algum mercado antes de chegar na estação e comprar algumas snacks e água por lá.

8. Não fale no celular dentro do vagão

Você não pode falar no celular dentro do vagão. Se precisar, vá no espaço entre-vagões ou no bar para falar em voz alta e conversar com mais tranquilidade sem atrapalhar ninguém.


Kit sobrevivência: livro/revista + computador com séries e filmes + fone de ouvido + echarpe + máscara para dormir + snacks + garrafa de água + lencinho + álcool-gel

Tem mais alguma dica de como fazer uma boa viagem de trem?

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *