A melhor maneira de conhecer os lugares mais lindos do Marrocos é fazendo uma road trip.
Os horários dos ônibus são muito restrititivos, as linhas de trem ainda não percorrem todo o país e os transfers podem sair muito caro. Por isso, a melhor opção para conhecer o Marrocos é fazendo uma viagem de carro. A ideia dá um friozinho na barriga, mas eu prometo: é extremamente seguro. A parte mais difícil, na verdade, foi organizar a viagem e lidar com os nomes extremamente complicados. Para você embarcar mais tranquilo deixamos tudo pronto: aqui vai um roteiro completo para uma road trip pelo Marrocos com tudo o que você precisa saber.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE FAZER UMA ROAD TRIP PELO MARROCOS:
Se você planeja visitar todas as cidades citadas neste post você vai percorrer mais de 1200km, por isso o melhor é viajar com alguém que também saiba dirigir para não ficar muito cansativo. As estradas marroquinas são boas, mas algumas vezes pode ser que a areia do deserto invada as pistas, então o melhor é optar por um 4×4.
INFRAESTRUTURA DAS RODOVIAS: Ao longo da estrada a quantidade de postos de gasolina é razoável, mas o melhor é abastecer quando passar por alguma cidadezinha. As rodovias não tem muitos restaurantes, então leve algumas guloseimas para comer no meio do caminho.
SEGURANÇA NA ESTRADA: Fique atento às curvas, principalmente no Alto Atlas, e ao limite de velocidade que fica em torno de 80km/h. É comum ser parado por policiais durante a viagem, geralmente eles ficam na entrada e saída das cidades controlando a velocidade de quem passa. Se for parado, o melhor é entregar os documentos e não discutir. Se você for educado e respeitoso tem grandes chances que o policial deixe você ir embora sem emitir a multa.
INTERNET NO CELULAR: Não dá para fazer uma road trip pelo Marrocos sem um GPS, o Waze foi ótimo. Eu recomendo você comprar um chip de celular com pacote de internet, você encontra fácil nas téléboutiques (mercadinhos ou lojas especializadas). O chip + 2G de internet sai por volta de 50dh. As empresas marroquinas mais famosas do ramo são a Inwi e a Maroc Telecom.
LEIA TAMBÉM: Como tirar fotos perfeitas na sua viagem
ROAD TRIP PELO MARROCOS: AONDE IR
Essaouira
Essaouira é uma cidade muito praiana adorada pelos surfistas e europeus por ter uma vibe mais cool e liberal do que outras cidades do Marrocos. Dá para conhecer tudo tranquilamente em uma estadia de dois dias. Existem dois pontos centrais para se visitar em Essaouira: o porto e a medina. No interior da medina as paredes das casas são brancas e as portas e janelas são azuis. As ruelas são pontilhadas pelas famosas souks (lojinhas) que vendem tapetes, cerâmicas coloridas lindíssimas, artigos de decoração e produtos artesanais feitos à base de óleo de argan – ingrediente cultivado nas fazendas dos arredores.
O porto vai parecer familiar para aqueles que assistem Game of Thrones já que algumas cenas da série foram gravadas ali no skala, fortaleza que defendia o porto. É possível ainda ver os canhões da época ao subir as escadas que te levam ao alto da muralha – de onde você tem uma vista linda da cidade. Descendo as escadas vale passear um pouco pelo próprio porto, parar em uma barraquinha de suco de laranja, observar a loucura que é a chegada das sardinhas, anchovas e outros peixes e, quando a maré está alta, tirar mil e uma fotos na frente dos barquinhos azuis com a skala no fundo. Para checar os horários de maré alta visite este site.
PARA CHEGAR EM ESSAOUIRA: De Paris existem voos diretos para Essaouira operados pela AirFrance e Transavia, mas se você está vindo do Brasil, o melhor a se fazer é o seguinte: ao chegar em Casablanca, faça uma conexão para Marrakech e de lá pegue um ônibus da CTM (3 horas de viagem) ou já alugue o carro para dirigir rumo à cidade praiana, nossa primeira etapa da road trip pelo Marrocos.
Marrakech
A viagem de carro de Essaouira até Marrakech dura pouco mais de duas horas e meia. Ao longo da viagem você vai descobrindo um pouco as paisagens desérticas e os vilarejos com casas bem humildes na beira da estrada. Em tempo: ainda nessa etapa da viagem o deserto não é de areia, é mais uma terra bem seca com muitas pedras, cactos e árvores secas.
Chegando em Marrakech você pode ficar um pouco impactado com a loucura do local. São muitos carros, buzinas e motos por todo o lado. A melhor escolha é deixar o carro em um estacionamento e circular pela cidade de táxi e a pé.
Se prepare para se perder algumas vezes entre as souks na medina, no começo parece que todas as ruas são iguais! Aproveite para comprar (e pechinchar) temperos, luminárias, tapetes e outros objetos artesanais e não deixe de visitar a fotogênica Madrasa Ali Ben Youssef (foto), uma faculdade de teologia do século 14, parada obrigatória para Instagrammers de viagem.
LEIA TAMBÉM: Viajar para o Marrocos: as perguntas mais frequentes
Para fugir da loucura da medina vá aos lindos jardins espalhados pela cidade como o Jardin Majorelle (foto) – onde encontra-se o memorial de Yves Saint Laurent e o Le Jardin Secret. Continue a ler este post para planejar a sua road trip pelo Marrocos.
Alto Atlas
Esse é de longe o trecho mais bonito da sua road trip. São quase quatro horas de viagem na maravilhosa cadeia de montanhas chamada Alto Atlas, mas vale a pena estender a jornada por mais algumas horinhas e fazer alguns desvios.
A estrada é cheia de curvas bem acentuadas e paisagens surreais: oásis, pequenas aldeias com casebres de terra batida, cabras e ovelhas pastando nos campos que beiram a estrada, sem contar os penhascos e formações rochosas incríveis como a garganta de Todhra e o Jebel M’goun – a segunda montanha mais alta do Marrocos. Em Dades Valley, também conhecido como Valley of the Roses, vale conhecer a garganta de Dades e a curiosa formação rochosa chamada Monkey Fingers Mountains.
Se estiver por lá nos meses de abril e maio, faça um piquenique em Kelaa-des-Mgouna, época em que as rosas estão bem cheias. É nesse período em que acontece a conlheita e a exporação para França que usa a flor na produção de perfumes.
Ouarzazate/Aït-Ben-Haddou
Use Ouarzazate como base para dormir e faça um bate-volta em Aït-Ben-Haddou, uma cidade do século 11 que fica no alto de uma colina, considerada como Patrimônio da UNESCO e cenário de filmes como Gladiador e Jesus de Nazaré. Não dá para explicar quão fotogênico é esse lugar.
Merzouga
Merzouga é a cidade-base quem quer se aventurar no Saara. Para curtir a sua estadia no deserto é melhor ficar em um glamping – um tipo de acapamento mais confortável com cama macia, chuveiro, banheiro e comida boa. Para isso recomendamos o Desert Luxury Camp (RESERVE AQUI) que tem diárias all-inclusive a partir de €200/pessoa.
Para chegar no próprio acampamento você deve contatar o pessoal do glamping e pedir um transfer de Merzouga até a acomodação. Eles vão te indicar onde estacionar o carro em segurança e vão te buscar no horário e local combinado.Fez
Fez
Assim como o trecho entre Marrakech e Ouarzazate, o caminho de Merzouga até Fez é cheio de surpresas: você passa por uma outra cadeia de montanhas que mais parece uma floresta tropical. Vi uma cobra atravessar a rua e um macaco sentado na beira da estrada. Em tempo: faça um pit-stop em Errachidia para fotografar uma enorme lagoa azul cercada por montanhas quase cor-de-rosa.
Pode ser que você nunca ouviu falar em Fez, mas se você assistia a novela da Globo O Clone vai reconhecer a Chaouwara Tanneries – esses tanques coloridos da foto que são usados para tingir couro. Fez é uma cidade grande e tem a medina mais caótica de todo Marrocos. Para chegar nas famosas tanneries se prepare para recusar o convite, às vezes intimidador, de muitos homens que se oferecem para te ajudar a chegar nos famosos tanques.
Recomendo que você contrate um guia para essa etapa da viagem, assim você consegue conhecer a medina com mais calma e segurança.
COMO IR DE FEZ PARA PARIS: Companhias como Royal Air Maroc, Air Arabia Maroc e a low-cost RyanAir fazem voos diretos para Paris.
COMO IR DE FEZ PARA O BRASIL: Para voltar para o Brasil, o melhor é pegar um voo em Fez com escala em Casablanca e de lá partir para o Brasil.
ALUGUE UM 4×4 MAIS BARATO COM A SIXT:
São mais de 2500 lojas em mais de 110 países com ótimas ofertas para alugar carros de qualidade em perfeito estado. O aluguel de uma Duster, ideal para a sua road trip pelo Marrocos, sai R$230 a diária. Visite o site da Sixt para economizar no aluguel do carro.
Olá,
Achei esta postagem procurando sobre uso do WAZE para rodar pelo Marrocos.
A conexão de internet é confiável? Aconteceu de ter ficado sem sinal?
Achei ótima a postagem, pois vamos fazer quase que o mesmo roteiro.
Abraço
Tem horas na estrada que não tem sinal de internet, mas não é nada grave. O caminho fica gravado no Waze então normalmente você não vai ter nenhum problema 🙂
Boa viagem!