O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

Além de ser a capital gastronômica da França, Lyon é o ponto de partida ideal para uma road trip pelo Lago de Annecy, passando por Chamonix até chegar na Suíça. Neste post você vai descobrir o que fazer em Lyon.

Se você optar por comprar passagem aérea com a AirFrance você pode voar diretamente para Paris a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Chegando na capital, passe alguns dias na cidade antes de pegar o trem TGV que te leva para Lyon em apenas duas horas de viagem.

LEIA TAMBÉM: Dicas essenciais para viajar de trem na França

Veja aqui o que fazer em Lyon em dois dias. Mas antes confira o vídeo da viagem:

O que fazer em Lyon: Dia 1

MANHÃ: Comece o dia no Musée des Beaux-Arts de Lyon. Ele fica em um antigo claustro do século 17. No centro da construção fica um lindo jardim com fontes, roseiras e banquinhos para descansar. E é bom tomar folêgo porque o museu é enorme e tem muita coisa bacana para ver. Se você curte muito arte e história conte com pelo menos três horas para conhecer tudo. O acervo é enorme e cobre desde a arte antiga até a moderna. O ingresso para um adulto custa €8, a meia sai €4.

TARDE: Depois da visita ao museu, ande uns 8 minutos para chegar no Le Mercière (56, Rue Mercière), um bouchon (tipo de restaurante típico bem pequenininho) especializado em carne. Uma curiosidade: foi exatamente ali que o primeiro livro em francês foi impresso.

O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

Depois do almoço faça uma visita à Place des Jacobins, uma linda praça com uma fonte majestosa, a Fontaine des Jacobins. O monumento homenageia quatro artistas lyonnenses: o arquiteto Philibert Delorme, o pintor Hippolyte Flandrin, o escultor Guillaume Coustou e o gravurista Gérard Audran. Continue a ler este post para descobrir o que fazer em Lyon.

O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

Ande mais uns cinco minutos para chegar na gigantesca Place Bellecour. Pegue o metrô Bellecour e desça na estação Massena para ir ao Parc de la Tête d’Or. O parque é um lindo espaço verde na cidade com jardim à inglesa, um grande lago e lindas roseiras. Os locais vão até lá para descansar, deitar na grama e curtir um pouco a natureza em plena cidade.

JANTAR:  Saindo do parque você pode pegar um táxi ou andar na beira do Rio Rhône para chegar no La Meunière, um bouchon que serve comida tradicional lyonnense desde 1913.

O que fazer em Lyon: Dia 2

MANHÃ: Se estiver calor, vá preparado para sofrer um pouquinho, porque subir a colina de Fouvière é  cansativo. Existem várias maneiras de chegar até lá. A partir de Vieux Lyon você pode pegar a Montée du Chemin Neuf, a Montée du Gourguillon ou a Montée des Épies, todas ruas bem íngremes mas muito gostosas de se passear.

A primeira parada é o Parc Archéologique de Fouvière, onde localiza-se um teatro construído no século 1 a.C. O Grand Thêatre conta 108 metros de diâmetro e é o mais antigo da França. A entrada no parque é gratuita.

TARDE: Na hora do almoço, vale passar no Les Terrases de Lyon, no hotel La Villa Florentina. O restaurante, além de contar com uma estrela Michelin, também tem um dos melhores sommeliers da França. Ele fica no meio da colina de Fourvière e tem uma vista linda para os tetos dos prédios lyonnenses.

Para chegar até lá a partir do Parc Archéologique é só descer a Montée Saint-Barthelemy. No caminho, passe no Jardin du Rosaire, um jardim botânico com roseiras que florescem em maio e junho.

O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

Depois do almoço a próxima parada é a Basilique Notre-Dame de Fourvière, monumento emblemático de Lyon, construída nos anos 1800. Dessa vez, suba a colina pelo caminho arborizado no Parc des Hauteurs.

A exuberância da fachada não é nada comparada ao interior da Basílica, riquíssimo de detalhes em azul e dourado. Na parte de baixo tem mais uma igreja, um pouco mais modesta. No fundo dela você encontra a imagem da Nossa Senhora Aparecida com a bandeira do Brasil.

Depois de visitar a Basílica não deixe de ir atrás dela para conferir a vista panorâmica de Lyon.

O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

Pegue o funicular para descer a colina e chegar em Vieux Lyon, a parte mais antiga da cidade. Leve o tempo que precisar para explorar as ruelas de paralelepípedo com prédios em tons de terra: puro charme! A Rue Juiverie, Rue du Boeuf e Rue Saint Jean são algumas das ruas mais bonitas.

O que fazer em Lyon: Roteiro para 2 dias

Durante o passeio passe na Terre Adelice (1, Place de la Baleine), uma sorveteria artesanal que propõe uma variedade enorme de sorvetes deliciosos. Para os mais aventureiros tem sorvete até de bacon! Mas quem prefere sabores mais tradicionais, recomendo o de chocolate amargo e o de cookie.

NOITE: Na hora da janta atravesse o Rio Saône para curtir a sua última noite na cidade com um jantar no  Le Grand Café des Negociants, uma brasserie que existe desde 1864. O interior da casa é maravilhoso. Ele é todo decorado no estilo do Segundo Império com teto pintado e moldado, cortinas luxuosas e espelhos.

Seguir:
Compartilhar:
Este post foi patrocinado pela AirFrance. Ele conta apenas com as opiniões pessoais da autora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *