A Fête des Lumières de Lyon

A Fête des Lumières é uma festa tradicional que acontece todo mês de dezembro em Lyon.

Fête des Lumières de Lyon

Entre os dias 7 e 10 de dezembro, a cidade ilumina os seus prédios, monumentos e praças com projeções incríveis feitas por artistas do mundo inteiro.

Pessoas de toda a França vão para Lyon para conferir o show de projeções criadas por artistas do mundo inteiro. Com um copo de vinho quente na mão, a galera circula pelo centro da cidade à procura das projeções mais coloridas e criativas.

Como começou a Fête des Lumières de Lyon?

Tudo começou em 1643 com uma promessa. Se a Virgem Maria protegesse Lyon da peste, as autoridades locais renovariam a igreja de Fourvière, destruída durante as guerras religiosas em 1562. Lyon não sofreu com a epidemia e a promessa foi comprida.

Em 1850, foi lançado um concurso para a realização de uma estátua que seria colocada no topo da colina de Fourvière, onde fica a igreja. A inauguração do monumento, esculpido pelo vencedor Joseph-Hughes Fabisch, estava prevista para o dia 8 de setembro de 1852. Devido a uma inundação do Rio Saône o evento foi adiado para o dia 8 de dezembro. Quando o tão esperado dia chegou, as autoridades religiosas quase anularam a inauguração por conta do tempo ruim. Mas por um milagre… o céu se abriu.

Em comemoração os lyoneses colocaram velas em suas janelas e quando anoiteceu, toda a cidade estava iluminada. E então as autoridades seguiram com a tão esperada inauguração. Desde então, todo dia 8 de dezembro, os lyoneses colocam os famosos lumignons (velinhas coloridas) nas suas janelas.

Mas foi só 1989 que Lyon começou a iluminar os seus monumentos e suas paisagens. Já a festa que conhecemos hoje chegou bem mais tarde, só em 1999.

Fête des Lumières de Lyon
LEIA TAMBÉM: Dicas essenciais para viajar de trem na França

Como ir a Lyon:

A partir de Paris, diversos trens TGV partem da Gare de Lyon diariamente. O trajeto dura 2 horas. Verifique os preços no site da OuiGo.

Veja aqui como foi a Fête des Lumières de Lyon em 2017:

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *