Morar fora do Brasil: O que você precisa fazer antes de partir

Morar fora do Brasil: O que você precisa fazer antes de partir

COMO MORAR FORA DO BRASIL? Toda a responsabilidade de morar fora começa antes mesmo de embarcar no avião. Existem muitas tarefas que você precisa checar da sua to-do list antes de partir. Se você tem vontade de morar fora do Brasil, veja neste post 5 coisas que você precisa fazer antes de partir.

LEIA TAMBÉM: Afinal, como é morar em Paris?
Quanto custa morar em Paris? Descubra aqui!
Como faço para morar em Paris?

O que fazer antes de ir morar fora do Brasil:

1) Organize seus documentos

Como morar fora do Brasil: Organize seus documentos

Organize seus documentos originais em uma pasta, escaneie cada um deles e salve-os em um hard drive e em uma nuvem para back-up. Abaixo você encontra uma lista de documentos-chave que você precisará ter em mãos ao organizar a sua vida fora do Brasil.

  • Passaporte;
  • RG;
  • CPF;
  • Titulo de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Habilitação renovada. Verifique no consulado do país que for morar como você poderá ter a carteira de habilitação local, já que a CNH brasileira muitas vezes é aceita somente nos primeiros 90 dias de viagem. Se for morar na França, veja aqui como trocar a sua CNH por uma carteira de habilitação francesa;
  • Extratos bancários e documentos que provem que você poderá se sustentar enquanto estiver fora;
  • Carta de aceitação na escola ou universidade que você vai estudar (se for o seu caso). Se você for contratado por uma grande empresa é provável que ela mesma cuide da papelada de visto;
  • Endereço do lugar que você vai ficar e informações de contato dos responsáveis pela hospedagem;
  • Passagem de ida e volta para o Brasil;
  • Comprovante de seguro-saúde (normalmente obrigatório em muitos países nos primeiros três meses de viagem);
  • Carteira de vacinação em dia e certificado internacional de vacinação;
  • Tradução juramentada dos seus diplomas e históricos escolares;
  • Se for necessário para você, certificado de exames de proficiência em inglês como o TOEFL ou IELTS ou, se for para a França, seus resultados do DELF;
Procuração

Faça também uma procuração para alguém de confiança no Brasil poder te ajudar a resolver os seus problemas durante a sua ausência. Isso é muito importante, principalmente quando o assunto é banco. Veja na sua agência brasileira o que você deve colocar na sua procuração.

Falando em pessoa de confiança no Brasil, deixe com ela uma cópia digital dos seus documentos salvos em um pen-drive e uma pasta com cópias físicas autenticadas dos seus documentos mais importantes. Deixe com essa pessoa também todas as informações sobre a sua vida nova fora do Brasil como endereço, telefone, lugar de trabalho ou estudos, lugares que você frequenta e, se possível, o contato de algum conhecido que esteja no mesmo país que você.

2) Aprenda inglês

Como morar fora do Brasil: Aprenda inglês

Pela minha experiência pessoal, posso falar que o inglês abriu muitas portas na minha vida. Pude morar nos Estados Unidos e realizei o sonho de morar na França. Falar inglês te deixa mais seguro na hora de viajar, na hora de fazer uma conexão em um aeroporto internacional, na hora de fazer novas amizades fora do país e nas tarefas do dia-a-dia em qualquer lugar do mundo.

Mas eu sei, com o trabalho e a correria do dia-a-dia, fica difícil de se matricular em um curso presencial. Uma das maneiras que encontrei para driblar a agenda cheia foi me cadastrar no Cambly, uma plataforma online de aulas particulares de inglês para todos os níveis.

Cambly

O Cambly conta com professores nativos de diferentes países anglófonos. O serviço está disponível no computador e no aplicativo e funciona 24 horas por dia. Você pode agendar um horário com o seu professor favorito ou ligar para um que esteja disponível na hora. Você pode escolher o seu professor dependendo do seu estilo de aprendizado e especialidade que procura: acadêmica, conversas do dia-a-dia, preparação para um teste de proficiência, etc.

Sem precisar sair de casa, nem do pijama, você aprende inglês respeitando a sua agenda e a sua carga horária.

Para as crianças de 3 a 14 anos, tem o Cambly Kids com professores especializados no ensino do idioma para os mais jovens.

Não espere já estar morando fora para perceber que inglês é mais do que necessário. Se prepare para sua mudança para fora do país. Deixe a vergonha de lado e faça a primeira ligação, você só aprende falando.

Para os tímidos, eu te entendo. Também tinha vergonha. Mas bastou os primeiros segundo da primeira ligação para eu me sentir a vontade. Os professores são simpáticos, conversam com você e puxam assunto. Sem silêncios constrangedores. E se estiver com medo de não entender, fique tranquilo, muitos professores na plataforma também falam português.

Quer morar fora do Brasil? Antes aprenda inglês!
Clique aqui para ter acesso à sua aula de inglês gratuita no Cambly (código CAMBLYGIGI)

Experimente também o Cambly Kids por 1 real.

3) Planeje como você vai pagar pelas coisas

Pense: em qual banco vai abrir sua conta bancária lá fora? Vai manter sua conta no Brasil e transferir dinheiro para a sua conta estrangeira usando plataformas online como Paypal e Transferwise?

Veja a maneira mais vantajosa de usar o seu dinheiro pensando nas taxas e impostos. Lembre-se de avisar seu banco brasileiro sobre os seus projetos para não ter o seu cartão bloqueado. Tenha um contato de confiança na sua agência, de preferência, uma pessoa que conheça bem os seus planos.

Garanta o acesso à sua conta bancária pela Internet. Tenha a senha e as informaçõs certinhas de login. Se trocar de aparelho celular quando estiver fora, é provável que o seu token não funcione mais e você não consiga acessar a sua conta online. Para conseguir o acesso novamente, dependendo do seu banco, você precisa ter uma pessoa no Brasil com uma procuração (como disse no ítem 1 desta lista) que te ajude no processo.

4) Faça um check-up da sua saúde

Mesmo que você tenha um seguro viagem (que normalmente só cobre urgências) ou que a sua empresa, universidade ou até mesmo a sua cidadania dê acesso ao seguro saúde público local, é importantíssimo você fazer um check-up antes de viajar. Vá ao seu médico, faça exames básicos, faça um check-up ou uma limpeza no dentista.

Se você toma um remédio regularmente, faça um estoque para levar na viagem — verificando sempre a data de validade. Não esqueça também de levar a receita com você.

5) Arrume, com antecedência, um lugar para ficar provisioriamente

Apartamento disponível para locação no site Airbnb

É muito importante você arrumar, com antecedência, um lugar provisório para ficar na sua chegada ao país. Você pode alugar um quarto ou um apartamento inteiro por um ou dois meses em sites de locação de curta duração. Veja a nossa seleção de apartamentos em Paris. Dessa maneira você vai ter aonde ir quando chegar e terá tempo para escolher um apartamento bom para morar a longo prazo.

Não recomendo você alugar o apartamento que vai morar definitivamente online, porque tem muita pegadinha. O melhor a se fazer é garantir um lugar para ficar por um ou dois meses, pesquisar as melhores imobiliárias locais, reunir os documentos necessários para o pedido de locação e deixar o seu dossiê pronto antes de ir. Chegando no país é só ir nas agências, entregar o seu dossiê e começar as visitas dos apartamentos para escolher pessoalmente em qual você quer morar.

Quer morar fora do Brasil? Antes aprenda inglês!
Clique aqui para ter acesso à sua aula de inglês gratuita no Cambly (código CAMBLYGIGI)

Experimente também o Cambly Kids por 1 real.

Seguir:
Compartilhar:
Este post foi feito em parceria com o Cambly. O texto conta apenas com a opinião pessoal da autora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


À Procura de Algo?