Como morar em Paris?

Como morar em Paris?

Como morar em Paris? Independente do dinheiro, da documentação ou da sua idade: esse sonho pode sim se tornar realidade, você só precisa se planejar. LEIA TAMBÉM: O que você aprende quando mora em Paris

Veja aqui como morar em Paris

Faça essas 5 perguntas a si mesmo:

  1. Quanto tempo você quer morar em Paris? 1 mês, 1 semestre, 1 ano ou 1 vida inteira?
  2. O que você faria em Paris? Estudar, trabalhar ou aproveitar a sua aposentadoria?
  3. Quais são os documentos necessários?
  4. Quanto você quer investir?
  5. Qual é o seu nível de francês?

Essas 5 perguntas-chave te darão um quadro geral da sua futura vida em Paris.

Tipos de visto para morar na França

Existem diferentes tipos de visto que permitem com que você more na França:

  • Visto Visiteur: ideal para quem quer passar um tempo na França, mas não tem planos de trabalhar ou estudar. É uma boa opção para quem já é aposentado e quer passar um ano na França. Mas para obter esse visto você precisa comprovar uma renda de no mínimo € 1300/mês durante 12 meses.
  • Visto de vida familiar: feito para familiares de franceses ou residentes na França. É o visto solicitado por quem é casado com um cidadão francês ou residente da França. Com esse visto você pode trabalhar e estudar. Para obtê-lo, é preciso comprovar que a união foi estabelecidade há mais de um ano.
  • Visto de estudante: Mais detalhes abaixo.
  • Visto de trabalho: Mais detalhes abaixo.

Veja aqui todos os tipos de visto.

Como morar em Paris como estudante

Estudante de francês

Escolas de francês como a Aliança Francesa e a Fondation Robert de Sorbon, da Sorbonne, propõem cursos de 1 a 3 meses. No final do trimestre você passa para um outro nível. Para estudar em Paris por mais de 90 dias, sem passaporte europeu, você precisará de um visto de estudante. Veja aqui como estudar francês em Paris

Estudante em uma universidade francesa

Você pode fazer um intercâmbio de 6 meses a 1 ano pela sua faculdade brasileira ou se inscrever de fato em uma universidade parisiense e obter o seu diploma francês. Para isso você precisa ter um nível de francês mais elevado, nível C1 no mínimo ou verificar se a sua universidade de escolha oferece cursos em inglês. Se você tem passaporte europeu você não precisa tirar visto de estudante.

Au Pair

Melhor opção se você não tem muito dinheiro guardado e não fala uma palavra em francês. Au Pair é um(a) estudante (entre 17 e 30 anos) que cuida das crianças de uma família enquanto os pais estão trabalhando (normalmente entre 16h e 19h30 e quarta o dia inteiro). O Au Pair trabalha no máximo 35h/semana e deve estar matriculado(a) em um curso de francês de no mínimo 10h/semana. Ela/ele mora com a família, recebe um pequeno salário, alimentação e seguro social.

O processo para tirar um visto de estudante começa com o Campus France e depois é encaminhado para o Consulado. Em tempo: Existem diversas categorias de visto de estudante, algumas permitem que o estudante trabalhe em tempo parcial, outras não. Veja aqui qual é o visto de estudante mais adequado para você.

Como morar em Paris: Concluiu seu mestrado na França e quer continuar a morar em Paris? O governo francês permite que os diplomados fiquem mais 6 meses após o fim dos estudos para arranjar um emprego e obter um visto de trabalho. Mais detalhes aqui sobre como estudar e trabalhar na França.

Como morar em Paris: Apartamento

Como morar e trabalhar em Paris

Cidadão europeu

O jeito mais fácil de morar em Paris. Se você tem um passaporte europeu, você não vai precisar encarar toda a burocracia de vistos. Você só precisa ter o dinheiro para vir e se manter aqui. Uma vez aqui, como europeu, é muito mais fácil encontrar um trabalho ou abrir sua própria empresa. O importante é exercer uma atividade profissional para ter acesso ao seguro social e à aposentadoria, caso queira ficar em Paris a vida toda.

Visto de trabalho

Para arrumar um emprego em Paris, como brasileiro, você precisará provar o quão essencial e importante você vai ser para essa empresa. Ser transferido do seu trabalho no Brasil é mais fácil, porque eles vão te dar toda a assistência necessária durante o processo. Dependendo da sua área, a fluência no francês não é obrigatória, já que muitas empresas trabalham falando em inglês. Continue a ler este post para descobrir como morar em Paris.

Em tempo: se você planeja passar MENOS DE 90 DIAS EM PARIS, COMO BRASILEIRO, VOCÊ NÃO PRECISA DE VISTO. Nesse caso, não deixe de ter um seguro viagem com assistência médica internacional caso queira consultar um médico durante a sua temporada em Paris.

IMPORTANTE! Mesmo depois de ter obtido o seu visto no Brasil, você precisa encarar algumas formalidades na sua chegada a Paris. Saiba mais aqui.

Moradia em Paris

Morar em Paris não é nada barato. Por isso, antes de tudo, você precisa ter em mente o custo médio de vida que você vai ter. Para isso é importante pensar no que você gosta de fazer e no estilo de vida que você quer levar.

O seu maior gasto vai ser com o aluguel. O valor varia muito de acordo com o bairro (arrondissement) no qual você quer morar.

PARA ENTENDER: Paris é um círculo, dividido em 20 “bairros” chamados arrondissements. Eles são distribuídos em forma de caracol. Quanto mais perto da Boulevard Péripherique, mais barato é o aluguel. Com exceção do 16ème arrondissement que é um dos mais caros de Paris e não fica muito longe da Boulevard Péripherique.

Como morar em Paris: arrondissements

Os arrondissements mais baratos são 13, 14, 18, 19 e 20. Porém eu evitaria o 18 e 19ème arrondissements. Eles ficam no norte de Paris e podem ser perigosos durante à noite.

Uma opção mais barata é morar na banlieue. Banlieue representa as cidades fora de Paris, localizadas do outro lado da Boulevard Péripherique, acessíveis de RER e de metrô. Cidades como Montreuil, Lilas e Ivry-sur-Seine, por exemplo, são baratas e boas para se morar.

Se você não pode investir muito no aluguel, prepare-se para morar em um apartamento pequeno. Pode ser que o prédio seja mais antigo e não tenha elevador.

Como pagar mais barato no aluguel?

A Caisses d’Allocation Familiale (CAF) é um auxílio-moradia que pode ser solicitado tanto pelo estudante quanto pelo trabalhador. Você só precisa ter uma residência fixa (pode ser aluguel) e estar inscrito em uma instituição de ensino francesa ou em uma empresa em Paris ou arredores. O montante do auxílio depende da sua renda, local e tipo de moradia e valor do aluguel. No site da CAF você pode fazer uma simulação e ter uma estimativa de quanto receberia como auxílio moradia.

Se você pode gastar um pouco mais no aluguel, mas não quer ficar no meio da loucura da cidade, Neuilly-sur-Seine, Levallois e Vincennes são ótimos lugares para se morar.

Outros gastos importantes quando se mora em Paris:

  • Água;
  • Luz;
  • Aquecimento;
  • Internet;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Imposto de habitação (calculado de acordo com o lugar que você estiver morando no dia 1 de janeiro)

Em tempo: é raro, mas alguns aluguéis já tem água, luz e aquecimento inclusos no valor aluguel.

Se você não quer uma locação particular, veja aqui outras opções de moradia em Paris.

LEIA TAMBÉM: Quanto custa morar em Paris?

Tem mais alguma dúvida de como morar em Paris?
Deixe a sua pergunta nos comentários que a gente te ajuda.

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *