Ainda está decidindo quando vai tirar férias esse ano? Essa programação que mostra os eventos mensais na França pode te ajudar a decidir a data de embarque!

 

Escolher uma data de viagem é um processo difícil. Além de pensar nas tarifas aéreas, itinerários, temos ainda que decidir qual é o melhor dia para embarcar. Por isso, nós separamos para você as principais atrações de cada mês em Paris e em toda França para você não errar na data da sua viagem e ainda ter a oportunidade de curtir algo que é a sua cara e acontece só uma vez por ano na terrinha dos franceses.

Janeiro

Época ideal para comprar casacos e sweaters de lã bem quentinhos, já que na primeira quinzena de janeiro começa o que os franceses chamam de soldes – um período em que as lojas fazem mega promoções. Os descontos aumentam ao longo do mês podendo chegar até 70%.

Temperatura: muito frio

Fevereiro

E por que não passar o carnaval na França? Essa festa tradicional de Paris é conhecida pelo cortejo do Boeuf Gras que acontece desde 1739.

Temperatura: muito frio

Março

Com a chegada da primavera os cinemas franceses oferecem entradas a 4 euros. Então se você ama e/ou estuda cinema essa é a hora certa para conhecer Paris. O Le Printemps du Cinéma é um sucesso já que normalmente uma meia-entrada de cinema custa aproximadamente 9 euros!

Temperatura: frio

Abril

Mês da Maratona de Paris. Então você, esportista, por que não correr a maratona na Cidade Luz? Não dá para ficar mais chique!

Temperatura: friozinho

Quando ir para a França: escolha o mês de embarque que tem mais a ver com você.

Maio

Além do mês de abril, maio também é uma época perfeita para os esportistas visitarem Paris. No início do mês, em Montpellier, acontece o festival de esportes radicais.

Temperatura: calorzinho

Junho

O dia 21 de junho é o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. O por do sol acontece só pelas 23h e enquanto a noite não chega acontece a Fête de la Musique, durante shows dos mais diversos estilos musicais acontecem em toda a França – nas ruas, parques, cafés e cinemas. E claro, ainda tem a Festa Nacional no dia 14 de julho que sempre dá um show de fogos de artifício em toda a França e principalmente na Torre Eiffel!

Temperatura: calor

Julho

Com a chegada do verão, a música continua a tocar em Paris e em toda a França. Durante esse mês acontecem diversos festivais, como o Les Siestes Electroniques em Toulouse (um festival de música eletrônica gratuito) e o Nice Jazz Festival na Côte d’Azur.

Temperatura: muito calor

Quando ir para a França: escolha o mês de embarque que tem mais a ver com você.

Agosto

É no Parc la Vilette que acontece o festival de cinema ao ar livre.

Temperatura: muito calor

Setembro

Durante a Journée du Patrimoine (Dia do Patrimônio) os museus são gratuitos e oferecem programas especiais. Mas atenção, nesse dia os lugares mais famosos ficam bem cheios. Prefira conhecer pontos não tão turísticos e que não ficam abertos durante todo o ano.

Em setembro também acontece a Bienal da Dança, em Lyon.

Temperatura: calorzinho

Outubro

No primeiro sábado do mês acontece a Nuit Blanche, uma noite cultural durante a qual você encontrará diversas manifestações artísticas  nas ruas, praças e museus.

Temperatura: amena

Novembro

Mês do Beaujoulais Nouveau, uma tradição francesa que consiste em abrir as primeiras garrafas do vinho Beaujolais Nouveau na terceira quinta-feira de novembro.

Este vinho frutado feito no norte de Lyon invade as prateleiras dos mercados, adegas e restaurantes parisienses pronto e ideal para ser consumido logo depois de dois meses da sua fabricação.

Temperatura: um pouco mais frio

Quando ir para a França: escolha o mês de embarque que tem mais a ver com você.

Dezembro

Nada mais lindo do que a decoração de Natal na Champs Élysées e nas Galeries Lafayette e Printemps. Mas se você gosta de um clima mais local, vá conferir o Marché de Noël (feira de Natal) em Estrasburgo para experimentar as guloseimas típicas da região, como o pain d’épices.

Temperatura: frio

Quando ir para a França: escolha o mês de embarque que tem mais a ver com você.

Author Giovanna

Blogueira no portal do Estadão e jornalista formada pela Sorbonne, Giovanna se mudou de vez para Paris em 2014, desde então ela percorre a Cidade Luz dia e noite com a sua Nikon pendurada no pescoço e um bloquinho de notas na bolsa.

More posts by Giovanna

Leave a Reply