O Instagram conta com 400 milhões de usuários ativos, perdendo apenas para o Facebook como a rede com mais engajamento.

Se você vai além das infinitas selfies e hashtags, o Instagram pode ser uma super fonte de inspiração e informação para a sua próxima viagem. Veja aqui nossas cinco dicas de como viajar melhor usando o Instagram.

1. Procure instagrammers locais

Dê uma fuçada no Instagram e procure por instagrammers que moram na cidade do seu destino, além de se inspirar com as fotos, você descobre lugares menos turísticos. Se você tem viagem marcada para a Cidade Luz, comece pelos 4 perfis de Paris que nós indicamos aqui no blog. Depois clique na setinha ao lado do botão ‘seguir’ para encontrar outros feeds que seguem o mesmo tema.

Se o destino é outro, vale dar um simples Google do tipo “melhores instagrammers em Bali”. Se você faz a pesquisa em inglês, você tem mais resultados #fikdik 😉

Como viajar melhor com Instagram

Fotos da @paris.with.me

2. Siga o Instagram de turismo oficial do destino

Essa é a melhor dica. Vá ao site da secretaria de turismo do seu destino e procure o Instagram deles. Garantia de muita inspiração, descoberta de lugares incríveis e dicas de verdadeiros experts no assunto. No caso da França, algumas regiões e cidades tem o seu próprio feed como a Alsácia (@alsace), Bordeaux (@bdxlive) ou mesmo o Tahiti (FOTO, @tahititourisme) – que faz parte do território francês. Mas se você não tem ideia de onde começar a sua viagem, melhor começar com o Instagram oficial dedicado ao turismo em todo o país, o J’aime la France (@jaimelafrance_).

Diquinha extra: se quiser ganhar mais seguidores, use a hashtag do escritório de turismo do seu destino, geralmente indicada na bio. Assim você tem a chance de ter a sua foto repostada no feed deles com uma indicação para o seu perfil.

3. Veja as instastories

Para ter uma visão mais realista do lugar, sem grandes edições, melhor conferir as instastories de instagrammers locais e blogueiros viajantes que você conhece e que por acaso estão no seu destino. Além de ter uma visão em real-time, você tem uma perspectiva real, embora em 2D, dos lugares.

4. Veja fotos mais realistas usando a geolocalização

Outro truque para ter uma visão mais realista do seu destino é conferir os posts geolocalizados. Afinal, não é todo mundo que vai para um lugar e tira fotos com um super equipamento e com uma super edição. Aproveite para dar uma espiada em como está o tempo no seu destino: melhor levar um casaco quente ou você vai ficar de boa com um simples cardigã? Dê uma stalkeada nas fotos para ver como as pessoas que visitaram o lugar nos últimos dias estavam vestidas.

5. Siga os seus sites, revistas e blogueiros de viagem preferidos

Diariamente um monte de jornalistas e blogueiros são enviados para as famosas press trips nas quais eles são orientados por guias locais e tiram fotos ultrainspiradoras. Para começar a se inspirar siga: Condé Nast Traveler (@cntraveler), Travel + Leisure (@travelandleisure), Carpe Mundi (@anna.laura e @betina.neves), Lauren Bullen (FOTO, @gypsea_lust) e seu namorado Jack Morris (@doyoutravel).

Como viajar melhor com Instagram

Author Giovanna

Blogueira no portal do Estadão e jornalista formada pela Sorbonne, Giovanna se mudou de vez para Paris em 2014, desde então ela percorre a Cidade Luz dia e noite com a sua Nikon pendurada no pescoço e um bloquinho de notas na bolsa.

More posts by Giovanna

Leave a Reply