Criar um blog de viagem pode marcar o começo de uma bela aventura e mudar o ramo da sua vida. Afinal, essa jornada pode durar anos e se transformar no seu ganha-pão. Esse sonho parece distante da realidade.

Mas a verdade é que viver de blog é possível, mas chegar lá não é fácil.

Como criar um blog de viagem: A maior parte dos blogueiros que estão bombando hoje, começaram lá nos tempos antigos, quando ninguém se falava em Youtuber, Instagram ou Snapchat. Nessa época não tinha essa abundância de sites e ebooks que nos ensinam a criar o blog perfeito, a nos relacionar com as marcas, etc. Com o passar dos anos esses blogueiros old-school foram acumulando seguidores e aprendendo na marra até chegar onde estão hoje. Mas seu progresso na blogosfera não precisa ser tão difícil assim.

A gente reconhece: hoje com esses milhões de blogs que existem por aí fica difícil se destacar. Mas é aí que a sua personalidade entra em jogo. É ela que vai definir o seu sucesso. Quanto mais autêntico, original e dedicado você for, mais chances você tem de conquistar um público que te adora e segue suas dicas. O segredo é ser original, ser diferente. Ninguém vai te seguir se eles já encontraram a mesma coisa em um outro blog mais bombado.

Sim, parece assustador. Mas calma! Essa é a parte 1 da série de posts que vão te ajudar a encontrar a sua voz na blogosfera e se tornar um blogueiro de viagem bem sucedido.

Antes de começar, recomendo que você separe um papel e caneta ou abra um documento no Google Drive para você responder as perguntas que eu vou te fazer ao longo desse post, esse vai ser o “rascunho” do seu blog.

VEJA AQUI: COMO CRIAR UM BLOG DE VIAGEM

Como criar um blog de viagem de sucesso

DEFINA O TEMA E O NICHO DO SEU BLOG

Como criar um blog de viagem: Antes de tudo você tem que definir o tema e o nicho do seu blog. O tema, nesse caso, é viagem. Mas as opções de nicho são infinitas e quanto mais específico for o seu nicho, maior a sua chance de sucesso.

Você pode criar um blog exclusivo para mulheres que viajam sozinhas ou um blog com dicas de viagem em família, ou um blog sobre viagens mais luxuosas, viagens econômicas, mochilão, um blog sobre viagens só nos Estados Unidos ou até mesmo um blog dedicado aos viajantes apaixonados por fotografia – cabe a você definir qual será o seu público-alvo de acordo com os seus gostos, seu estilo de vida e a sua familiaridade com o assunto.

DEFINA A SUA LINHA EDITORIAL

A linha editorial é muito importante para a identidade do seu blog. Mas o que é essa tal de linha editorial? Trata-se do assunto que você escolheu falar e como você vai falar dele. Você tem que pensar em como você vai se comunicar com os seus leitores, qual mensagem você quer transmitir. Para isso se pergunte:

  • Qual será a filosofia geral do seu blog?
  • Qual é o seu objetivo?
  • Quais serão os temas que você vai abordar?
  • Com que frequência você alimentará o seu blog?

Uma vez que você respondeu às questões acima, você tem a receitinha de como manter um público fiel que gosta do seu conteúdo e já sabe o que esperar na hora de digitar a sua url ali na barra do navegador.

ESCOLHA O SEU ESTILO DE ESCRITA

A maneira como você escreve é um marco da sua personalidade e uma maneira pela qual os leitores vão identificar o seu conteúdo. Pensando no seu público e na sua personalidade, pense: Você quer usar um vocabulário mais popular, descolado e informal, com abreviações e parecido com a fala oral? Ou você prefere uma linguagem mais formal com um vocabulário mais rico e uma sintaxe mais complexa? O tom dos seus textos será mais humorístico? Dramático? Romântico? Conciso? Direto?

Tenha em mente a sua audiência e imagine o tipo de pessoa que faz parte do seu público-alvo. Isso vai te ajudar a encontrar a sua voz virtual. Seja qual for o estilo da sua escolha, lembre-se: menos é mais. Priorize frases mais curtas, diretas e simples e preste muita atenção à gramatica e à ortografia.

DEFINA O ESTILO DOS SEUS POSTS E AS CATEGORIAS DO SEU BLOG

Pense: você quer publicar diários de viagem? Itinerários? Quer entrevistar viajantes? Quer dar dicas relacionadas ao conforto e praticidade na hora da viagem? Quer falar de gastronomia? Indicar hotéis? Defina os assuntos gerais do seu blog.

Como criar um blog de viagem: Quando você definir os assuntos gerais do seu blog está na hora de pensar nas categorias. Aqui no Gigi em Paris nós temos sete categorias (tente manter um número de cinco a dez). Nós gostamos de montar itinerários, por isso temos a categoria “roteiros”, queremos dar dicas de passeios legais em Paris, por isso temos a categoria “passeios”, indicamos hotéis na categoria “hospedagem”, e assim vai. Mantenha o nome das categorias o mais simples e explícito possível.

Pense na informação que você quer fornecer ao seu leitor e defina os tipos de posts que você vai publicar em cada categoria. Pense na melhor maneira de transmitir a informação, seja em forma de galeria de fotos, em texto – como o que você está lendo agora, ou em vídeo e com um texto complementando. Aqui no Gigi em Paris trabalhamos com texto e fotos, esse é o nosso estilo. Veja o que mais combina com cada categoria do seu blog. O legal de definir um estilo é que o leitor já sabe que tipo de conteúdo ele vai encontrar quando procurar posts em uma determinada categoria.

ESCOLHA O NOME DO SEU BLOG

Hora do brainstorm: pegue um papel e caneta e escreva o assunto principal do seu blog bem no meio, por exemplo, viagem de van nos Estados Unidos. Circule essas palavras e comece a escrever outras palavras que te vem à cabeça quando você fala disso, por exemplo: road trip, kombi, estrada, rota 66, aventura, perrengues. Esse esquema vai te ajudar a ver quais palavras combinam umas com as outras para você criar o nome ideal para o seu blog.

Sempre prefira nomes em português sem acento, fáceis de ler, pronunciar e lembrar. Evite que a última letra da primeira palavra seja a mesma da segunda, como em: Viaja Aí.

ORGANIZE-SE

Organização é tudo. É superimportante você planejar os seus futuros posts e colocar no papel a data que um publipost deve ir para o ar, e é claro, as datas das sua viagens. Para isso, o melhor a fazer é comprar um planner. Nós, do Gigi em Paris, recomendamos The Content Planner, uma agenda feita exclusivamente para blogueiros. Trata-se de uma ferramenta muito prática para quem quer manter um cronograma organizadinho dos posts no blog e nas outras redes sociais.

Cada mês conta com um espaço para você escrever as suas ideias, suas hashtags, suas conquistas e o tema do mês. Você também tem frases de motivação e indicação de datas comemorativas que possam inspirar posts para o seu blog.

Como criar um blog de viagem de sucesso

Essa publicação foi feita em parceria com The Content Planner. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora, tendo como único critério a sua opinião pessoal.

Author Giovanna

Blogueira no portal do Estadão e jornalista formada pela Sorbonne, Giovanna se mudou de vez para Paris em 2014, desde então ela percorre a Cidade Luz dia e noite com a sua Nikon pendurada no pescoço e um bloquinho de notas na bolsa.

More posts by Giovanna

Leave a Reply